
Seu pet está com dificuldade para urinar, vomitando sem parar ou parece estar muito abatido? Esses sinais podem indicar um problema sério nos rins, e a gente sabe o quanto isso é assustador. Mas você não está sozinho. Vamos te ajudar a entender se é hora de buscar atendimento emergencial com um nefrologista veterinário.
O atendimento emergencial com um nefrologista veterinário deve ser indicado sempre que houver sinais de que os rins do seu cachorro ou gato podem não estar funcionando direito. Esses sinais costumam aparecer de forma súbita e exigem avaliação imediata em uma clínica veterinária 24h, especialmente em cidades como Maringá, onde contar com um hospital veterinário com estrutura completa faz toda a diferença.
Se você está aqui, provavelmente viu seu cachorro ou gato agindo de forma estranha e se perguntou:
A verdade é que os problemas renais em pets muitas vezes evoluem muito rápido. Deixar para depois pode agravar o quadro e até colocar a vida do animal em risco. Por isso, se notar qualquer um dos sinais acima, leve seu pet imediatamente a um hospital veterinário 24h para avaliação.
É o veterinário especializado em doenças dos rins e do trato urinário de cães e gatos. Ele atua tanto nos casos crônicos (quando o pet convive com uma doença renal por um tempo prolongado) quanto em casos agudos, quando os sintomas aparecem de forma súbita e precisam de atendimento de emergência.
Embora todo veterinário possa iniciar o atendimento emergencial, é o nefrologista quem vai conduzir os exames e tratamentos mais específicos, como avaliação da função renal, escolha do tipo de soro, possíveis medicamentos e, em alguns casos, até a indicação de uma hemodiálise veterinária.
Nem sempre é fácil avaliar sozinho. Às vezes, seu pet está só com um desconforto temporário, como uma leve desidratação, que pode ser tratada rapidamente. Mas outras vezes, pode ser um quadro de insuficiência renal aguda, que precisa de suporte intensivo.
Por isso, o ideal é não arriscar. Veja os sinais que indicam maior gravidade:
Nesse cenário, procurar uma clínica veterinária com atendimento 24h em Maringá, como a VetôPet, faz toda a diferença para salvar a vida do seu pet.
Entre as principais causas de problemas renais agudos e que levam à necessidade de um nefrologista de emergência estão:
Segundo a Universidade de Cornell (EUA), animais com bloqueio urinário completo podem entrar em colapso em menos de 48h sem tratamento adequado. Isso mostra como o tempo é essencial nesses casos.
Ao chegar na clínica ou hospital veterinário, o médico poderá solicitar exames como:
Esses exames ajudam a entender a função renal, identificar obstruções e guiar o melhor tratamento.
Sim! Dependendo da causa e da rapidez com que o atendimento é feito, muitos casos têm tratamento e recuperação.
Entre as opções comuns estão:
Quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de recuperação. Por isso, se seu pet apresenta sintomas, leve-o ainda hoje ao hospital VetôPet, que conta com nefrologistas e atendimento completo em Maringá.
Meu cachorro está fazendo pouco xixi. É sempre grave?
Nem sempre, mas fazer pouco xixi ou parar de urinar pode indicar problema nos rins ou obstrução. Esse sintoma precisa ser avaliado rapidamente.
Meu gato está vomitando e não quer comer. É sinal de problema nos rins?
Pode ser. Gatos com insuficiência renal costumam apresentar vômitos, falta de apetite e emagrecimento. Um exame de sangue ajuda a confirmar.
Veterinário geral pode atender? Ou tem que ser nefrologista?
Um veterinário geral pode iniciar o atendimento, estabilizar o pet e, se necessário, encaminhar ao nefrologista. O importante é ir rápido para uma clínica com estrutura.
Meu pet tem problema renal crônico. Quando pode virar emergência?
Se ele parar de comer, vomitar muito, ficar apático ou tiver inchaço abdominal, esses são sinais de que o quadro pode ter piorado e exige atendimento imediato.
Existe prevenção para essas emergências?
Manter exames em dia, oferecer ração de boa qualidade, incentivar hidratação e evitar remédios ou alimentos perigosos já ajuda bastante a prevenir crises renais.
Se você percebeu que seu gato ou cachorro está diferente, parado demais ou com dificuldade para urinar, isso pode sim ser um problema nos rins. E quanto antes for tratado, maiores as chances de melhora.
A VetôPet é uma clínica veterinária com atendimento 24h em Maringá, preparada para atender emergências e com estrutura completa, inclusive com nefrologistas experientes.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h