
Seu cachorro parou de respirar e você não sabe o que fazer? Calma. Sabemos o desespero que isso causa. Vamos te orientar sobre o que acontece nesses casos e quais os cuidados de emergência para salvar seu pet.
Quando um cachorro ou gato entra em uma clínica veterinária com parada respiratória, cada segundo conta. O atendimento em um hospital veterinário 24h é rápido, preciso e segue um protocolo de emergência para tentar salvar o paciente.
Veja o que costuma acontecer nesse atendimento:
O objetivo nesse momento é restabelecer a respiração, proteger o cérebro e órgãos vitais e identificar a causa para tratar o problema na origem.
Existem várias causas possíveis para um pet parar de respirar. Conhecer alguns dos motivos ajuda você a estar alerta aos sinais antes que a situação piore.
Você pode desconfiar que algo está errado antes de haver uma parada total. Esses sinais NÃO devem ser ignorados:
Se observar esses sintomas, leve seu pet imediatamente para um hospital veterinário 24h. Em Maringá, a VetôPet Clínica Veterinária está preparada para agir nesses momentos críticos.
Em casos extremos, o tutor pode precisar agir até chegar ao hospital. Mas é importante saber: nem sempre dá tempo ou é seguro fazer manobras em casa. Ainda assim, aqui vão orientações básicas:
Veja se o peito se move, aproxime o rosto para notar som ou ar na saída do focinho.
Coloque os dedos na região interna da coxa, onde é possível sentir o pulso femoral.
⚠️ Só faça se tiver um mínimo de treinamento. Se errar, pode piorar.
Assim que possível, corra para um hospital veterinário com estrutura para suporte intensivo. Não perca tempo tentando “esperar melhorar”.
Sim, mas depende de vários fatores, como:
Quanto mais cedo for atendido, maior a chance de recuperação com o mínimo de sequelas.
Durante uma emergência, cada segundo faz diferença. Uma clínica como a VetôPet tem:
Em Maringá, pode confiar na VetôPet Clínica Veterinária 24h para atender seu pet em qualquer momento.
Quanto tempo um cão pode ficar sem respirar?
O cérebro começa a sofrer danos após 3 a 5 minutos sem oxigênio. Após 10 minutos, as chances de recuperação sem sequelas são muito baixas.
Tem como saber se o cachorro teve uma parada respiratória durante a noite?
Se ele for encontrado inconsciente, sem sinais vitais ou com rigidez no corpo, é possível que tenha ocorrido uma parada. O ideal é ir urgente para o veterinário verificar.
Meu cachorro só está ofegante, é parada respiratória?
Nem sempre. Pode ser calor extremo, dor ou stress. Mas se o focinho estiver roxo ou ele estiver muito fraco, vá ao hospital veterinário 24h.
Cachorro idoso tem mais risco?
Sim. Animais idosos ou com problemas cardíacos e respiratórios crônicos têm risco maior de colapsos e paradas.
O que fazer se não tiver clínica veterinária 24h na minha cidade?
Ligue para a clínica mais próxima para orientações por telefone. Se puder, se desloque imediatamente. Até mesmo cidades vizinhas podem ter estrutura adequada.
Se seu pet está apático, com respiração alterada ou você suspeita de uma emergência, é melhor pecar pelo excesso de cuidado do que correr o risco de perder minutos preciosos.
A VetôPet está de plantão 24h em Maringá com estrutura completa e uma equipe apaixonada por animais.
Cuidamos do seu pet como parte da família.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h