Você quer garantir que seu melhor amigo fique saudável, mas não sabe com que frequência levar no veterinário? A gente entende — é difícil saber quando precisa fazer um check-up no cachorro. Este guia vai te ajudar a entender exatamente quando agir.
De forma geral, o check-up veterinário deve ser feito de acordo com a idade e condição de saúde do cachorro:
Essa é a base, mas cada pet é diferente. Se seu cachorro tem alguma condição de saúde ou comportamento estranho, o ideal é consultar um veterinário de confiança o quanto antes. Em Maringá, a VetôPet está disponível 24h com estrutura completa de hospital veterinário.
Essa é uma dúvida comum: “meu cachorro tá normal, come bem, brinca… será que precisa mesmo ir no veterinário?”
A resposta é: sim.
Muitas doenças nos pets são silenciosas no começo. Um exame de rotina pode identificar problemas que ainda não deram sinal, como:
Agir antes de aparecerem os sintomas pode fazer toda a diferença na saúde (e nos custos com tratamento).
O check-up completo normalmente inclui:
Se for identificado algo fora do normal, o veterinário pode pedir exames complementares (como raio-X, ultrassom ou ecocardiograma), normalmente disponíveis em um hospital veterinário, como a VetôPet em Maringá.
Se você está aqui se perguntando: “será que preciso procurar atendimento agora?”, veja esses sinais de alerta:
Esses sintomas podem indicar uma emergência. Nesse caso, procure uma clínica com atendimento de emergência 24h, como a VetôPet, que funciona de dia e de madrugada em Maringá.
Se você também é tutor de gato, vale saber que os felinos também precisam de check-ups regulares. Muitas pessoas acham que como eles ficam mais quietos, não precisam — mas é o contrário: gatos escondem muito bem os sintomas.
O recomendado:
Na VetôPet, os gatos contam com atendimento separado dos cães, para evitar estresse e garantir conforto.
Ter uma boa relação com uma clínica veterinária facilita muito o acompanhamento da saúde do seu pet. Um profissional que já conhece o histórico dele vai saber identificar alterações com muito mais facilidade.
A VetôPet, por exemplo, atua em Maringá com estrutura de hospital veterinário: consultas, exames, cirurgias e internação 24h, tudo no mesmo local. Isso traz agilidade e segurança no diagnóstico e tratamento.
Segundo a WSAVA (Associação Mundial de Clínicos Veterinários para Pequenos Animais), check-ups anuais são essenciais para detecção precoce de doenças crônicas, especialmente em cães idosos.
O American Veterinary Medical Association (AVMA) também recomenda exames regulares como parte da medicina preventiva, para garantir mais saúde e longevidade aos pets.
Sim. Justamente porque ele parece saudável é que vale fazer exames para confirmar e prevenir futuras doenças.
É compreensível. O ideal é buscar uma clínica veterinária de confiança. Na VetôPet, nossos veterinários explicam tudo com transparência, e só indicamos exames realmente necessários.
Depende dos exames, mas em geral sai mais barato do que tratar uma doença avançada. Além disso, alguns planos ou pacotes deixam o preço mais acessível. Consulte uma unidade como a VetôPet.
Depende da idade e histórico do cachorro. As vacinas mais comuns incluem antirrábica e V10. O veterinário vai verificar se alguma está atrasada ou precisa ser reforçada.
Sim! Temos estrutura de hospital veterinário 24h, com laboratório, raio-X, ultrassom e mais. Tudo para que seu pet seja avaliado e tratado com mais rapidez.
Se você ainda está em dúvida sobre quando levar seu cachorro no veterinário, a VetôPet pode te ajudar. Estamos de plantão 24h em Maringá, com equipe experiente, estrutura completa e muito carinho pelos animais.
Quer agendar o check-up do seu pet com segurança e tranquilidade?
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h