Você percebeu que o machucado do seu cachorro ou gato não está melhorando como deveria? A gente entende essa preocupação — quando a ferida não cicatriza, dá medo de que tenha algo mais sério acontecendo.
Neste artigo, vamos te explicar o que pode estar atrasando a cicatrização do seu pet, quando isso é sinal de alerta e como agir da melhor forma possível.
Existem vários fatores que podem dificultar ou retardar a cicatrização em cães e gatos. Aqui estão os mais comuns:
Esses são só alguns exemplos. O veterinário é quem pode avaliar o que está acontecendo com seu pet e indicar o tratamento certo.
É difícil julgar apenas olhando um machucado em casa. Mas há sinais claros de que você deve levar seu pet para uma clínica veterinária ou hospital veterinário logo, especialmente se você notar:
Nessas situações, a melhor atitude é procurar uma clínica veterinária 24h, como a VetôPet em Maringá, para uma avaliação completa e segura.
A dor pode ser um sinal de infecção ou outro problema mais sério. Se o cachorro ou gato está mais calado, evitando se mexer, não deixa tocar no local da ferida ou chora ao se movimentar, não espere mais.
Esses sinais indicam que o pet pode estar sofrendo e precisa de um exame feito por um veterinário experiente.
Algumas atitudes ajudam muito no processo de cicatrização:
Importante: Nunca use pomadas ou medicamentos humanos no seu pet sem orientação profissional. Isso pode atrasar ainda mais a cicatrização e causar intoxicação.
Se você ainda não sabe como o ferimento apareceu, o veterinário pode investigar e até pedir exames para identificar causas não visíveis, como:
Detectar a causa correta evita que o problema se repita ou piore com o tempo.
Segundo a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association), feridas que não apresentam sinais de evolução positiva em até 5 dias devem ser reavaliadas por um médico-veterinário, especialmente se o animal apresentar alterações de comportamento ou apetite.
Normalmente, feridas pequenas começam a cicatrizar em até 3 dias e fecham completamente em 7 a 10 dias. Mas isso varia conforme a saúde do pet e o tipo de ferida.
Não. Feridas abertas podem facilmente infeccionar. Se não cicatrizam rápido ou se aumentam, procure um hospital veterinário.
Você até pode limpar com soro fisiológico, mas o ideal é ter acompanhamento veterinário para garantir a correta cicatrização.
Somente se for prescrito por um veterinário. O uso incorreto de antibióticos pode fazer mal ao seu pet e criar resistência.
A VetôPet é uma clínica veterinária e hospital veterinário com atendimento 24h em Maringá, pronta pra cuidar do seu pet em qualquer situação.
Se a ferida do seu cachorro ou gato não está cicatrizando, não espere. Um atendimento rápido e profissional pode evitar complicações e aliviar o sofrimento do seu pet.
Na VetôPet, nossa equipe está disponível 24h por dia em Maringá, com estrutura completa e muito carinho pra cuidar de quem é parte da sua família.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h