Você percebeu que seu cachorro ou gato não para de coçar a orelha, sacudir a cabeça ou até choramingar quando você tenta tocar? A gente sabe como isso aperta o coração do tutor. Vamos te ajudar a entender se pode ser otite — e o que realmente fazer agora.
Sim, coceira constante na orelha pode ser otite. E na maioria dos casos, é. A otite é uma inflamação no ouvido muito comum em cães e gatos. Ela pode causar bastante incômodo e até dor no animal, por isso, o ideal é agir o quanto antes.
A otite pode ser causada por:
Se seu pet apresenta qualquer um desses sinais, recomendamos procurar uma clínica veterinária o quanto antes:
Esses sintomas podem indicar uma otite avançada ou até algo mais grave, como lesões internas ou infecção profunda.
Quando um pet está com otite, o comportamento muda. O tutor pode perceber que o cachorro está mais quieto, evita brincar ou se esconder. Gatos também podem ficar agressivos, irritados ou esconder o rosto.
Alguns relatos comuns de tutores incluem:
Esses sinais mostram desconforto claro e indicam necessidade de avaliar com um veterinário.
Embora seja mais comum em cães, especialmente os de orelha longa (como Cocker Spaniel ou Basset Hound), gatos também podem ter otite.
Nos felinos, a principal causa costuma ser infestação por ácaros. Já nos cães, é mais comum por fungos, bactérias ou após o banho.
Alguns pets vivem se coçando nas orelhas, patas ou barriga. Isso pode ser sinal de uma alergia generalizada, o que leva à inflamação no ouvido como consequência. Por isso, tratar só a orelha pode não ser suficiente.
O tratamento sempre depende da causa, que só um veterinário pode identificar após um exame no ouvido do pet (muitas vezes usando otoscópio, um instrumento para ver o canal auditivo).
Tratamentos comuns incluem:
Sim! Aqui vão algumas dicas que diminuem o risco:
Se você está pesquisando porque está preocupado e quer saber se precisa levar no hospital veterinário, a resposta é: se há sinais de dor ou secreção, sim, leve. Melhor avaliar cedo do que correr risco depois.
Na VetôPet, Clínica Veterinária 24h em Maringá, a gente tá pronto pra te atender, seja de dia ou de madrugada.
Além de casos de emergência, também cuidamos dos check-ups, exames e limpezas auriculares com todo carinho.
Sim! Com o tratamento adequado, a maioria dos casos melhora em poucos dias. Mas se não for tratada, pode virar algo crônico.
A infecção pode se espalhar, causar perda de audição ou até afetar o sistema nervoso, dependendo da gravidade. Por isso, é essencial cuidar logo.
Não. Só um exame feito por um veterinário pode identificar a causa. Tentar adivinhar pode atrasar o tratamento eficaz.
Não dê remédio sem passar por avaliação. Às vezes, pode ser ácaro, e o tratamento é completamente diferente do de uma infecção.
Se a causa raiz (como alergia ou falta de secagem após banho) não for tratada, sim, pode voltar. É comum em pets que têm predisposição.
Se seu pet está coçando muito a orelha, com dor ou secreção, não espere. Um atendimento rápido faz toda diferença no conforto e recuperação.
A VetôPet é Clínica Veterinária e Hospital Veterinário 24h em Maringá, pronta pra cuidar com carinho, estrutura e equipe experiente.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h