Seu cachorro treme todo, se esconde e fica desesperado quando começa a trovejar? A gente sabe o quanto isso parte o coração dos tutores. Vamos te mostrar como ajudar seu pet a passar por esse momento com mais segurança e calma.
O medo de trovões é muito comum nos cães, e a primeira coisa que você precisa saber é: sim, tem como ajudar. Veja algumas ações práticas que podem aliviar o sofrimento do seu pet durante uma tempestade:
Se a tempestade já começou e seu pet está em pânico, você pode agir com algumas etapas simples:
Atenção: Se o medo do seu pet for extremo e tiver sintomas como:
É hora de buscar avaliação de um veterinário especializado em comportamento animal, ou suporte de uma clínica veterinária 24h, como a VetôPet em Maringá.
O barulho alto, súbito e a vibração dos trovões ativam os instintos de sobrevivência do cão. Somado a isso, o estresse é amplificado por:
Se o medo do seu cachorro traz riscos à saúde, como:
Leve ele a um hospital veterinário com atendimento de emergência 24h em Maringá. Situações assim precisam de acompanhamento profissional, com avaliação clínica e, se necessário, medicamentos seguros.
Também é possível iniciar um processo de dessensibilização e treinamento comportamental com apoio de um educador canino positivo ou um médico veterinário comportamentalista.
Sim, mas nunca use por conta própria. Alguns medicamentos ansiolíticos e calmantes específicos para animais precisam de prescrição e variam de acordo com o porte, saúde e grau da fobia do cão.
Segundo a American Veterinary Society of Animal Behavior (AVSAB), o tratamento medicamentoso é indicado apenas quando combinado com mudanças ambientais e treinamento comportamental. E sempre com supervisão de um profissional.
Com paciência e prática, é possível ajudar seu cachorro a superar esse medo. Veja o que pode ser feito:
Sim! Se você percebeu que o tempo fechou ou viu a previsão de tempestades, antecipe-se:
Com o tempo, o cão pode se acostumar com esse preparo e sentir que está tudo sob controle.
Como sei se é só um medo normal ou uma fobia?
Se o cachorro se esconde, mas se acalma em alguns minutos, é considerada uma reação normal. Se entra em pânico, se machuca, ou continua com medo horas depois da tempestade, pode ser fobia — e precisa de ajuda profissional.
Meu cachorro nunca teve medo, mas começou agora. É normal?
Sim. Mudanças no ambiente, idade e experiências negativas recentes podem desencadear esse medo. Um veterinário pode investigar se algo mudou na saúde dele também.
Posso dar maracujá ou produtos naturais?
Alguns produtos fitoterápicos são usados, mas só com orientação veterinária. Produtos naturais também podem ter reações e interações com outros medicamentos.
Raças pequenas sofrem mais com trovões?
Não necessariamente. O porte não determina o nível de medo, mas cães pequenos podem ser mais inseguros por viverem mais dependentes do tutor.
E se eu estiver fora de casa quando chover?
Deixe o cantinho seguro montado sempre que sair. Sons ambientes programáveis também podem ajudar. Em crises intensas, converse com o veterinário sobre ansiolíticos preventivos seguros.
Se o seu cachorro sofre com medo de trovão, não espere a próxima tempestade para buscar ajuda.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá tem equipe preparada para cuidar do lado emocional e físico do seu pet, com acolhimento, estrutura e amor pelos animais.
Acesse: vetopet.com
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h