Seu cachorro não gosta de escovar os dentes e você não sabe se está fazendo certo? A gente entende como isso pode ser frustrante. Mas calma: vamos te mostrar um passo a passo fácil, seguro e aprovado por veterinários para escovar os dentes do seu pet do jeito certo.
Pra cuidar bem da saúde bucal do seu cachorro, escovar os dentes dele da maneira correta é essencial. Isso previne tártaro, dor, mau hálito e até problemas mais sérios no coração e rins.
Veja o passo a passo recomendado por profissionais de clínica veterinária:
Dica bônus: Prefira escovar à noite, após a última refeição do pet. Assim como a gente, os dentes deles ficam limpinhos durante o sono.
Muita gente acha que escovar os dentes do cachorro é exagero. Mas a saúde bucal influencia diretamente na saúde geral do pet.
Se o acúmulo de tártaro e bactérias não for tratado, o cachorro pode desenvolver doenças graves, como:
Ou seja, escovar os dentes é mais do que cuidar do sorriso: é cuidar da vida do seu pet.
Quanto antes, melhor! O ideal é começar a escovação ainda filhote, pra que ele se acostume com a rotina desde cedo. Mas adultos e idosos também podem (e devem!) ter os dentes escovados.
Se o seu cão já for adulto e nunca escovou os dentes, comece com paciência. Pode levar alguns dias (ou semanas) até ele aceitar bem. Seja persistente e gentil.
Ignorar a saúde bucal do cachorro pode causar complicações sérias. Em adultos e idosos, é comum o tutor perceber sintomas como:
Se notar algum desses sinais, procure um veterinário imediatamente. Um exame clínico pode evitar complicações.
Essa é uma pergunta comum em qualquer hospital veterinário: “Meu cachorro parece saudável, mas o bafo dele tá impossível!”.
Nesse caso, duas ações são essenciais:
O ideal mesmo é escovar todos os dias. Mas se não for possível, tente pelo menos 3 vezes por semana. A consistência é mais importante do que a perfeição.
Além disso, combine a escovação com visitas regulares ao veterinário. Dependendo do caso, uma limpeza profissional pode ser necessária.
Sim! Gatos também acumulam tártaro e podem sofrer com gengivite e doenças bucais. A escovação é mais difícil, mas não impossível. Assim como com os cães, tudo começa com paciência e adaptação.
De acordo com a American Veterinary Dental College (AVDC), mais de 80% dos cães e 70% dos gatos com mais de 3 anos têm algum grau de doença periodontal. Isso mostra a importância de cuidar da boca dos pets desde cedo.
Posso usar minha pasta de dente para escovar o dente do meu cachorro?
Não. Pastas humanas têm flúor e outros compostos tóxicos para cães e gatos. Use apenas produtos específicos para pets.
Meu cachorro não deixa escovar de jeito nenhum. O que faço?
Tente com o dedo ou gaze no início. Recompense sempre com carinho ou petisco. Se mesmo assim não funcionar, procure ajuda profissional em uma clínica veterinária.
Meu pet já tem tártaro. Só a escovação resolve?
Não. Nesse caso, é necessário fazer uma limpeza dental com o veterinário. Após isso, a escovação serve para manutenção.
Existe algum alimento que ajuda na higiene bucal?
Sim. Alguns petiscos e rações especiais ajudam a reduzir o acúmulo de tártaro. Mas nada substitui a escovação.
De quanto em quanto tempo devo levar meu cão para avaliação dental?
O ideal é fazer uma avaliação bucal básica a cada 6 meses ou anualmente, junto com o check-up de rotina.
Se os dentes do seu cachorro estão com mau cheiro, gengiva inchada, sangrando ou se ele evita comer ração dura, não espere. Ele pode estar com dor e precisa de uma avaliação.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá está pronta pra te ajudar com estrutura completa e atendimento humanizado.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h