Seu cachorro parece mais cansado que o normal, perdeu o apetite e você encontrou um carrapato preso nele? A gente sabe o quanto isso assusta. Neste guia, vamos te mostrar exatamente como proteger seu pet de doenças graves causadas por carrapatos.
A melhor forma de proteger seu cachorro contra doenças transmitidas por carrapatos é com prevenção regular e acompanhamento veterinário. Aqui está o que você deve fazer:
Na Clínica Veterinária VetôPet em Maringá, nosso time realiza consultas preventivas e te orienta sobre os melhores métodos de proteção para seu pet.
Além de serem nojentos e doloridos, carrapatos podem transmitir doenças sérias e até fatais. As mais comuns nos cães incluem:
Essas doenças podem demorar para apresentar sintomas. Por isso, mesmo que seu cachorro pareça bem agora, ele pode estar com uma infecção oculta.
Muitos tutores dizem que “meu cachorro tá estranho” e desconfiam que pode ser só cansaço. Mas atenção aos sinais:
⚠ Importante: Se notar um ou mais desses sintomas, procure atendimento de emergência em uma clínica veterinária 24h urgente.
Esses sinais são comuns em doenças transmitidas por carrapatos e não devem ser ignorados. Quanto antes o tratamento começar, maiores as chances de recuperação.
Se você encontrar um carrapato no seu pet, remova com cuidado. Veja como:
Não use: álcool, fogo, óleo ou vaselina no carrapato ainda preso. Isso pode fazer com que ele libere mais toxinas no corpo do animal.
Sim! Mesmo após retirar, o carrapato pode já ter transmitido alguma doença. O ideal é:
Na VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá, estamos prontos para orientar e cuidar do seu pet com carinho e estrutura completa.
Procure um hospital veterinário 24h imediatamente se seu cachorro apresentar sinais como:
Nesses casos, o atendimento rápido pode salvar a vida do seu cachorro.
1. Meu cachorro nunca teve carrapatos. Precisa usar remédio mesmo assim?
Sim. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças graves. Os carrapatos podem aparecer a qualquer momento.
2. Posso usar remédio de farmácia sem receita?
Não é o ideal. Produtos do tipo errado ou na dosagem errada podem fazer mal. Sempre fale com o veterinário antes.
3. Carrapatos passam pra humanos?
Sim, embora seja mais raro. Algumas espécies podem picar humanos e também causar doenças. Por isso, tratar o pet e o ambiente é essencial.
4. Posso dar banho em casa e resolver o problema?
Banhos ajudam, mas não são suficientes. É preciso usar produtos específicos e agir no ambiente também.
5. Remédio de carrapato serve pra pulgas também?
Depende do produto. Muitos antiparasitários agem contra os dois, mas nem todos. Confirme com seu veterinário de confiança.
Se você ainda está em dúvida, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá.
Nossa equipe está pronta pra cuidar do seu pet com carinho e estrutura completa. Aqui seu cachorro ou gato recebe o atendimento que merece, do check-up à emergência.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h