Sim, quando feita por um profissional qualificado em uma estrutura adequada, a cirurgia dentária em cachorro é considerada segura. Esse tipo de procedimento é comum em clínicas veterinárias e hospitais veterinários, principalmente para tratar problemas como:
Nem todo problema bucal precisa de cirurgia. Mas se o veterinário indicou, pode ser sinal de algo mais sério. Alguns motivos frequentes são:
Esses quadros podem causar dor intensa e afetar até o coração, rins e fígado do pet. Por isso, nesses casos, não dá pra esperar.
Você talvez esteja notando sinais diferentes no seu pet e se perguntando:
Esses são sinais comuns de que ele pode precisar de uma avaliação odontológica. Um veterinário ou clínica veterinária com suporte odontológico em Maringá pode confirmar a necessidade da cirurgia.
Sim, o procedimento geralmente é feito com anestesia geral — principalmente para garantir que o cachorro fique imóvel e tranquilo durante a cirurgia.
Embora a anestesia sempre tenha algum risco, a tecnologia atual e os exames pré-operatórios reduzem muito as chances de complicações. Em hospitais veterinários com estrutura completa, como monitoramento cardíaco e suporte à vida, os riscos são minimizados.
Aliás, é mais perigoso deixar de tratar o problema bucal do que passar por uma cirurgia segura e planejada.
O veterinário vai solicitar exames de sangue e, em alguns casos, raio-x do tórax e ultrassonografia. Isso serve para garantir que o pet esteja saudável o suficiente para ser anestesiado.
Na VetôPet Clínica Veterinária em Maringá, esse processo é feito com foco total na segurança e conforto do animal.
Após a cirurgia, seu cachorro pode ficar mais sonolento no primeiro dia. O veterinário vai te orientar sobre:
Sim! A saúde bucal de cães (e também de gatos!) depende de cuidados regulares. Algumas dicas:
Se tem sinais de dor, gengiva inchada, dente mole ou muito tártaro, o ideal é não esperar. Vá até uma clínica veterinária com estrutura e equipe preparada.
Se for algo mais leve e o cachorro não está demonstrando dor, você pode agendar uma consulta sem tanta urgência. Mas evite adiar por muito tempo.
Em Maringá, a VetôPet Clínica Veterinária 24h oferece estrutura completa, anestesia segura, exames pré-operatórios e internação para seu pet, tudo com muito carinho e atenção à segurança.
Sim, o tártaro pode causar doença periodontal e outras infecções internas, mesmo que o cachorro não demonstre dor.
Sim, desde que ele faça exames pré-anestésicos completos. Em muitos casos, a cirurgia melhora muito a qualidade de vida do pet idoso.
Em geral, de 7 a 10 dias. Já nos primeiros dois dias, ele deve voltar a comer normalmente se não houver complicações.
Depende do plano. Verifique com a clínica e o seu convênio. A VetôPet aceita diversos planos e pode te orientar.
Não. A limpeza é preventiva e não exige extração de dentes. A cirurgia é feita quando já há algum problema mais sério.
Cuidar dos dentes do seu cachorro é cuidar da saúde dele como um todo. Se você identificou qualquer sinal estranho, não hesite em buscar atendimento.
A VetôPet está de plantão 24h em Maringá e pronta para receber seu pet com o cuidado que ele merece. Nossa equipe é formada por profissionais apaixonados por animais e prontos para ajudar.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h