
A obstrução urinária em gatos é uma emergência veterinária. O canal por onde o xixi passa pode ficar totalmente bloqueado, impedindo o animal de urinar. Isso leva ao acúmulo de toxinas no organismo e pode provocar danos irreversíveis aos rins — ou até levar à morte em menos de 72 horas.
Muitos tutores percebem que “o gato entra na caixinha, fica se ajeitando, mas não sai nada”. Outros notam sangue no xixi ou o gato miando de dor.
Se notar dois ou mais desses sinais, procure uma clínica veterinária 24h urgentemente. Em Maringá, a VetôPet está pronta para atender dia e noite.
As causas podem variar, mas em muitos casos envolve um bloqueio físico na uretra, o canal que leva a urina da bexiga até o lado de fora. Esse bloqueio pode ser formado por:
Machos são mais afetados porque a uretra deles é mais estreita, o que facilita a obstrução.
O tratamento precisa começar o quanto antes. Ao chegar em um hospital veterinário, o gato será avaliado e estabilizado o mais rápido possível.
Após a estabilização, o gato segue internado por, em média, 2 a 3 dias para observação, controle da infecção e retirada da sonda. Em alguns casos, a obstrução pode voltar, e o veterinário vai orientar mudanças na dieta e hábitos de vida.
Se o tutor esperar demais, a bexiga pode se romper. Isso espalha urina e toxinas na cavidade abdominal, levando a um estado de choque e que, muitas vezes, termina em óbito.
O tempo é fundamental para salvar o gato. Casos atendidos rapidamente têm altas taxas de recuperação, principalmente quando o gato é internado e tratado da forma correta.
Sim. É uma das emergências mais comuns em clínicas veterinárias. A maioria dos casos ocorre em gatos machos, especialmente os castrados e de vida indoor (que vivem só dentro de casa).
Estudos mostram que até 5% dos gatos terão um episódio de obstrução ao longo da vida.*
* Fonte: “Feline Lower Urinary Tract Disease”, Cornell University College of Veterinary Medicine.
Embora alguns casos ocorram mesmo com todos os cuidados, há formas de diminuir bastante o risco:
Se você acha que seu gato está com obstrução urinária, não tente tratá-lo em casa. O tempo perdido só piora a gravidade do problema.
No caminho até a clínica veterinária 24h:
Sim. Se não for tratado rapidamente, o acúmulo de toxinas pode causar falência renal e levar o animal à morte em poucos dias.
Na dúvida, o melhor é não arriscar. Se ele tenta urinar várias vezes, sem sucesso, ou parece com dor, leve ao veterinário para uma avaliação completa.
Sim, pode acontecer. Por isso, é importante seguir as orientações do veterinário: mudar a alimentação, estimular a ingestão de água e controlar o estresse.
Na maioria das vezes, sim. O tratamento exige passar sonda, hidratação venosa e monitoramento constante, algo que só um hospital veterinário consegue oferecer de forma segura.
Sim, existem rações terapêuticas desenvolvidas para o trato urinário. Elas ajudam a controlar o pH da urina e reduzir a formação de cristais, mas devem ser indicadas pelo veterinário.
Se você acha que seu gato pode estar com obstrução urinária, não espere pra ver se melhora. Nesse caso, cada hora conta.
A VetôPet é uma clínica veterinária 24h em Maringá, com estrutura completa de internação, pronto-atendimento e veterinários experientes prontos pra cuidar do seu gatinho com carinho e segurança.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h