Você sai de casa e, minutos depois, começa a ouvir aquele choro apertado vindo do seu cachorro? A gente sabe como isso dói. Vamos te ajudar a entender por que isso acontece e o que fazer pra acalmar seu melhor amigo de quatro patas.
O choro quando o cachorro fica sozinho normalmente indica ansiedade de separação. Isso acontece quando ele sente medo, estresse ou insegurança ao se ver sem companhia. Ele pode expressar isso de várias formas, como:
Se esses sinais são frequentes, vale observar com atenção. E sim, existe solução. Vamos te mostrar como ajudar seu pet passo a passo.
Confira as principais ações que você pode tomar para ajudar seu cachorro a se sentir mais seguro e calmo longe de você:
Cachorros se sentem mais seguros quando têm previsibilidade no dia a dia. Alimentar, passear e interagir com ele nos mesmos horários ajuda a reduzir a ansiedade.
Esses itens distraem e confortam o pet enquanto você está fora.
Dizer tchau com muito drama só reforça a sensação de que algo ruim está acontecendo. Tente sair de casa com naturalidade.
Simule saídas curtas e vá aumentando aos poucos. Por exemplo, saia por 5 minutos, depois 10, 15 e assim por diante, sempre sem causar estresse no animal.
Passeios antes de sair e sessões curtas de adestramento cansam fisicamente e mentalmente, reduzindo a ansiedade.
Se o problema persistir, seu cachorro pode precisar de atendimento em uma clínica veterinária comportamental. Um veterinário pode indicar tratamento adequado, que pode envolver até medicação em alguns casos.
Punição só piora o problema e causa medo. O caminho deve sempre ser de apoio e paciência.
O choro por solidão nem sempre precisa de urgência, mas se for acompanhado de sinais mais sérios, busque um hospital veterinário 24h imediatamente. Fique atento a:
Nessas situações, é possível que esteja havendo algo além da ansiedade – como dor ou outra condição clínica.
Não. Um pouco de inquietação pode até ser esperado, mas chorar todos os dias, por muito tempo, ou apresentar sinais físicos de estresse indica um problema. E claro, todo sofrimento precisa de acolhimento e ajuda qualificada.
Na VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá, temos equipe especializada em comportamento animal e atendimento de emergência para cães e gatos. Nossos profissionais vão investigar as causas e orientar o tratamento mais seguro e humanizado pro seu pet.
Muitas vezes só de saber que você tem a quem recorrer já traz alívio. E seu cachorro sente isso também.
Meu cachorro só chora quando ouve barulhos na rua. Isso é ansiedade de separação?
Pode ser um comportamento reativo a estímulos externos. Mas se acontecer sempre que você sai, provavelmente está relacionado à sua ausência. Um veterinário pode te ajudar a diferenciar.
Filhote chorando quando fica sozinho é normal?
Sim, nos primeiros dias é comum. Mas se isso continua por semanas ou piora, vale conversar com o veterinário sobre treinos de autonomia e suporte emocional.
Botar outro cachorro em casa resolve?
Nem sempre. Se o problema é a ligação com você, outro cão pode até gerar mais disputa ou ansiedade. Primeiro entenda as causas com ajuda profissional.
Ansiedade de separação tem cura?
Tem sim, com paciência, treino e, em alguns casos, acompanhamento veterinário com medicação temporária. Cada pet é único e merece uma abordagem personalizada.
Tem tratamento específico pra isso em Maringá?
Sim! A VetôPet oferece atendimento veterinário 24h em Maringá e pode te orientar nesse processo. Desde avaliação comportamental até suporte com profissionais capacitados.
Se você já tentou as dicas, mas seu cachorro continua sofrendo muito quando fica sozinho, esse é o momento de buscar ajuda.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h está sempre de plantão em Maringá para acolher você e seu pet com carinho, empatia e estrutura completa.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h