Seu cachorro começa a tremer, andar sem parar e respirar ofegante do nada? Dá um aperto no coração ver isso acontecer… e a gente entende sua preocupação. Vamos te ajudar a identificar os sinais de crise de ansiedade e saber o que fazer na hora.
Se você notar que seu cachorro está muito agitado, ofegante, com comportamento fora do comum e parece estar assustado ou em pânico, siga estas dicas rápidas:
Às vezes, o cachorro está com medo de fogos ou trovão. Em outras, ele entra em pânico sem motivo aparente. Entender isso ajuda a agir da melhor forma.
Esses sinais podem indicar uma crise de ansiedade ou um transtorno mais duradouro, como ansiedade de separação.
Os ataques de ansiedade podem parecer apenas emocionais, mas afetam todo o corpo do pet. Por isso, algumas situações exigem atendimento profissional.
Nesses casos, é recomendado levá-lo ao veterinário o quanto antes para avaliação. Lembre-se que emergências emocionais podem virar emergências físicas.
Segundo a American Veterinary Medical Association (AVMA), comportamentos como salivação contínua, tremores e recusa em beber água após crises de ansiedade são sinais de alerta e devem ser avaliados por um profissional o mais rápido possível.
Sim! Existem formas de reduzir as chances de crises:
O acompanhamento com um veterinário em Maringá pode ser essencial para entender melhor o que se passa com seu pet e cuidar da saúde emocional dele com segurança.
Pode ser genética, traumas passados, mudanças na rotina, separações, barulhos intensos como fogos e até doenças. Um veterinário pode ajudar a identificar a origem.
Depende do caso. Com tratamento comportamental e orientação veterinária, a maioria dos casos pode ser controlada e até revertida com o tempo.
Se interfere na alimentação, sono, causa automutilação ou agressividade, ou impede o pet de ficar sozinho, é grave e merece atenção imediata.
Não. Nunca medique seu pet com calmantes humanos sem orientação de um veterinário. Isso pode ser perigoso e até causar intoxicação.
Não necessariamente. Mas se as crises forem frequentes, intensas ou acompanhadas de sintomas físicos, ele deve ser avaliado por um profissional.
Se você ainda está em dúvida, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá.
Nossa equipe está pronta para cuidar do seu pet com carinho, segurança e estrutura completa para emergências físicas e comportamentais.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h