
Seu gatinho começou a fazer xixi ou cocô fora da caixa de areia e você não sabe mais o que fazer? A gente entende como isso pode ser frustrante e preocupante. Vamos te ajudar a entender as causas e como resolver com carinho e eficácia.
Quando um gato para de usar a caixa de areia, é sinal de que algo está errado. Pode ser um problema de saúde, estresse ou até a própria caixa que não está adequada. Ignorar esse comportamento pode fazer com que o problema piore.
As causas mais comuns incluem:
Alerta: Se o seu gato está fazendo xixi fora da caixa, principalmente em lugares incomuns e com frequência, isso pode ser sinal de dor ou desconforto. Leve ao veterinário o quanto antes.
Nem todo xixi ou cocô fora do lugar é birra. Na verdade, gatos escondem dor e doenças — e esses comportamentos são alertas.
Importante: A obstrução urinária em gatos é uma emergência! Isso acontece mais em machos e pode levar à morte. Se suspeitar disso, procure um hospital veterinário 24h imediatamente.
Vamos dividir os motivos mais comuns — e o que você pode fazer:
Infecções, inflamação na bexiga ou pedras podem causar dor ao urinar. Com isso, o gato associa a dor à caixa de areia e evita ir até lá.
O que fazer: Levar ao veterinário para exame de urina. Só o profissional poderá indicar o tratamento ideal.
Gatos com prisão de ventre ou dor abdominal também fogem da caixa de areia. O número de evacuações diminui e podem começar a defecar em lugares inusitados.
Sim, os gatos são exigentes com higiene, e pequenos detalhes fazem a diferença.
Novos móveis, novo pet, mudança de casa, chegada de bebê… qualquer coisa que perturbe a rotina pode refletir no uso da caixa.
Gatos inteiros (não castrados), principalmente os machos, têm mais tendência a marcar território com urina.
Solução: Castração feita por um veterinário pode reduzir bastante esse comportamento.
Se o gato está saudável e foi um episódio isolado, você pode observar e ajustar algumas coisas em casa.
Mas atenção: Se o problema persistir por mais de 2 dias, ou houver sinais de dor, sangue ou apatia, leve ao hospital veterinário 24h.
Um bom veterinário vai começar com um exame clínico completo e pode solicitar:
Com base nas causas, o tratamento pode incluir antibióticos, mudanças na alimentação, hidratação ou em casos mais graves, internação e sondagem da bexiga.
Esse é um dos comportamentos mais desconcertantes para o tutor. Quando o gato urina exatamente onde você dorme, isso pode ter dois significados:
Nesse caso, é quase certo que algo não vai bem. Procure um veterinário para investigar.
De acordo com a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association), alterações no uso da caixa de areia são um dos primeiros sinais clínicos de disfunção urinária e comportamental em felinos.
O Cornell College of Veterinary Medicine também reforça que infecções urinárias são comuns em gatos e podem causar mudanças comportamentais significativas — e muitas vezes confundidas com “manhas”.
Meu gato começou a fazer xixi fora da caixa do nada. Tem algo errado?
Sim, não é normal. Pode indicar dor, estresse ou mudança no ambiente. Uma consulta com o veterinário é fundamental.
Quantas caixas de areia eu devo ter em casa?
O ideal é: uma caixa por gato, mais uma extra. Por exemplo: 2 gatos = 3 caixas.
Areia perfumada pode fazer o gato rejeitar a caixa?
Sim. Muitos gatos não gostam de cheiros fortes. Prefira areia neutra e sem odor.
É verdade que macho castrado para de marcar território?
Em muitos casos, sim. Castração reduz o hormônio responsável pela marcação por urina. Pode não extinguir completamente, mas ajuda muito.
Gato com obstrução urinária pode morrer?
Infelizmente, sim. Por isso é considerado atendimento de emergência. Se ele tenta urinar sem sucesso ou mostra dor intensa, procure um hospital veterinário 24h com urgência.
Se você percebeu mudanças no comportamento do seu gato ao usar a caixa de areia, não espere o problema se agravar.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá está pronta para receber o seu gatinho com carinho e toda estrutura necessária — inclusive atendimento de emergência.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h