Você volta pra casa depois de algumas horas fora e encontra seu cachorro chorando, tremendo ou até mesmo destruindo objetos? A gente sabe o quanto isso parte o coração e deixa qualquer tutor preocupado. Vamos te ajudar a entender o que realmente está acontecendo e como agir com segurança e carinho pro seu pet.
O choro do cachorro ao ficar sozinho geralmente indica ansiedade de separação, um problema emocional comum entre cães que são muito apegados aos seus tutores. Ele sente sua ausência e não sabe como lidar com isso.
Veja os motivos mais comuns:
Observe os comportamentos quando você sai ou está fora de casa:
Esses sinais indicam que ele pode estar sofrendo com a sua ausência e precisa de ajuda.
Se o seu cachorro apresenta sinais leves, como choro ou inquietação, você pode primeiro tentar mudanças no ambiente e na rotina.
Mas em casos como:
Procure atendimento em uma Clínica Veterinária ou Hospital Veterinário o quanto antes. Pode se tratar de um problema físico ou emocional sério.
Se você é de Maringá, a VetôPet Clínica Veterinária 24h está pronta pra cuidar do seu pet em qualquer emergência.
Existem várias estratégias que podem funcionar dependendo do nível da ansiedade do seu cão:
Cachorros se sentem mais seguros com horários fixos para alimentação, passeio e descanso.
Brinquedos interativos, ossinhos e desafios com petiscos mantêm a mente do cão ocupada.
Saia de casa por pequenos períodos e vá aumentando o tempo gradativamente. Isso ajuda ele a entender que você sempre volta.
Se despedir com muita emoção pode aumentar a ansiedade do cão. Saia de forma neutra e tranquila.
Deixe uma peça de roupa sua ou coloque uma música calma. Isso pode trazer conforto ao pet.
Um bom passeio antes da sua ausência ajuda a acalmar e liberar a energia acumulada do seu cachorro.
Em muitos casos, o problema emocional vem acompanhado de questões físicas. Por isso, é importante agendar uma consulta se notar:
Um veterinário pode avaliar se seu cachorro está com algum problema físico ou indicar um tratamento com um especialista em comportamento para casos mais graves.
Se seu cachorro sofre demais toda vez que você sai, vale procurar ajuda profissional. Profissionais como veterinários comportamentalistas ou adestradores podem fazer intervenções específicas para caso do seu pet.
A VetôPet Hospital Veterinário 24h em Maringá pode indicar os profissionais certos e cuidar do seu cão com estrutura completa para diagnósticos físicos e emocionais.
Verifique se o ambiente está confortável, se ele está alimentado e seguro. Às vezes, ele só precisa de companhia ou mais estímulo mental durante o dia. Se continuar, leve ao veterinário para avaliar.
Na maioria das vezes, sim. Isso pode ser uma tentativa de aliviar o estresse ou a solidão. Investigue se há outros sinais e procure ajuda profissional se necessário.
Depende da idade e da personalidade do pet. Mas, de forma geral, até 6 horas para adultos. Filhotes precisam de mais atenção e intervalos menores.
Sim, principalmente quando combinado com diagnóstico e orientação de um veterinário. Técnicas de adestramento reduzem o estresse e ensinam o cão a ficar sozinho com mais segurança.
Sim, nos primeiros dias após a adoção é normal o filhote chorar por causa da mudança. Com carinho, rotina e atenção, ele se adapta.
Se você percebe que seu cachorro não está bem ao ficar sozinho, não ignore os sinais.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá está de plantão todos os dias, preparada para orientar, acolher e cuidar do seu pet com empatia, estrutura completa e profissionais experientes.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h