Seu gatinho não para de lamber as patinhas e você tá começando a se preocupar? A gente entende como é angustiante ver o pet assim e não saber se precisa correr pro veterinário ou se é algo normal. Fica tranquilo: vamos te explicar o que isso pode significar e o que fazer agora.
A lambedura das patas, em gatos, pode ser algo totalmente normal — mas também pode ser um sinal de alerta. Entenda os principais motivos:
O tutor geralmente percebe quando tem algo diferente. Se você está se perguntando “meu gato nunca fez isso antes, será que tá com dor?”, ou se ele está mais quieto, se escondendo ou arisco, é possível que algo realmente esteja incomodando.
Se for algo comportamental (como ansiedade ou tédio), pode ser resolvido com enriquecimento ambiental e mudanças na rotina. Mas se o gato parece incomodado, machucado ou com dor, leve em consideração:
“Será que preciso de um veterinário agora ou dá pra esperar?”
Se você tá nessa dúvida, o melhor é não esperar. A avaliação rápida em uma clínica veterinária pode impedir que um problema pequeno se torne algo mais grave — como infecções ou até automutilações por excesso de lambedura.
Uma clínica ou hospital veterinário 24h pode investigar causas médicas. Veja algumas hipóteses que um veterinário pode levantar:
Segundo a American Association of Feline Practitioners (AAFP), alterações comportamentais sutilmente agressivas, como excesso de lambedura, são muitas vezes a primeira forma de comunicação de dor mecânica ou dermatológica.
Cada gato reage de um jeito. Sempre consulte um hospital veterinário de confiança. Medicamentos caseiros ou remédios de humanos podem intoxicar os gatos e agravar o quadro.
Sim, isso pode acontecer, principalmente se ele ainda sente o cheiro do shampoo ou da água. Mas se durar mais de 1 ou 2 dias, fique atento.
Sim. Gatos ansiosos ou entediados costumam lamber as patas como forma de aliviar tensão. É importante também oferecer estímulos e carinho.
Se for algo pontual, é possível apenas observar. Mas se durar mais de 2 ou 3 dias ou o gato estiver mais quieto, vale uma avaliação.
Sim, pode ser dor ou fratura. Um veterinário deverá examinar a pata com muito cuidado.
Às vezes a pata está inchada ou mais quente que o normal. Apenas um profissional consegue avaliar com segurança usando exames físicos ou de imagem.
Se o seu gato não para de lamber as patinhas e você percebe que algo não tá certo, não deixe passar. O ideal é buscar orientação profissional em uma clínica veterinária com estrutura para examinar com calma e carinho.
A VetôPet, clínica e hospital veterinário 24h em Maringá, está pronta pra te atender em qualquer hora do dia ou da noite.
Nossa equipe ama cuidar de bichinhos e entende que cada gatinho é único. Pode contar com a gente pra oferecer o melhor atendimento, inclusive em situações de emergência.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h