O ibuprofeno é um anti-inflamatório muito comum na nossa casa. Pra gente, ele alivia dor, febre e inflamações. Só que o organismo de um cachorro ou de um gato é completamente diferente. Eles não conseguem metabolizar esse tipo de medicamento da mesma forma que os humanos.
Mesmo uma dose pequena pode ser perigosa. E o efeito colateral pode não ser imediato. Por isso, nunca medique seu pet sem orientação profissional.
Se seu pet está mancando, choramingando, não quer comer ou não quer se mexer, é normal se desesperar. Mas a melhor atitude é manter a calma e buscar ajuda de um veterinário o quanto antes.
É o veterinário que vai avaliar o quadro, fazer exames se necessário e prescrever um analgésico próprio para animais. Existem opções seguras e eficazes, mas todas exigem receita e acompanhamento.
Se você está aqui se perguntando se pode dar ibuprofeno, o mais provável é que:
Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de evitar complicações.
Dor em cães e gatos pode ter muitas causas: queda, doença, inflamação, dor de dente, infecção… e até alterações neurológicas. Só o veterinário vai conseguir identificar a origem da dor e indicar o tratamento correto.
Se você estiver em Maringá e precisar de atendimento emergencial 24h, a VetôPet está sempre pronta pra te ajudar com carinho e estrutura de hospital veterinário completo.
Tudo isso são formas do corpo do pet demonstrar que algo não vai bem. E quando isso acontece, o mais seguro é levar ao veterinário. Não tente adivinhar ou resolver com remédio de gente.
Segundo a WSAVA – World Small Animal Veterinary Association, anti-inflamatórios não-esteroides (como o ibuprofeno) são uma das principais causas de intoxicação acidental em pets.
O Centro de Controle de Intoxicações dos EUA (ASPCA Animal Poison Control Center) também alerta que o ibuprofeno está entre os principais agentes tóxicos para cães e gatos.
Sim. Mesmo doses pequenas, como 1/4 de comprimido, podem causar lesões nos rins ou no trato gastrointestinal do seu pet.
Leve imediatamente a um hospital veterinário 24h. Quanto antes for atendido, menores os riscos de complicações graves.
Não. Existem analgésicos específicos para uso veterinário, que são diferentes dos usados em humanos. Apenas o veterinário pode prescrever.
Também não é uma boa ideia sem prescrição. Mesmo remédios aparentemente seguros para humanos podem ser perigosos — especialmente para gatos. Dipirona até pode ser usada com orientação veterinária, mas a dose é completamente diferente.
Não tente tratamentos caseiros sem orientação. O ideal é garantir um ambiente calmo, deixar água à disposição e procurar uma Clínica Veterinária o quanto antes.
Se você ainda está em dúvida ou preocupado, a VetôPet Clínica Veterinária 24h está de plantão em Maringá, pronta pra cuidar do seu pet com carinho, urgência e estrutura completa de hospital veterinário.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h