Você já se perguntou se deixar seu cachorro ou gato dormindo fora de casa pode ser ruim pra ele? A gente sabe como essa dúvida aperta o coração de quem ama seu bichinho. Vamos te ajudar a tomar a melhor decisão, com carinho e segurança.
Sim, é possível deixar seu pet dormir fora de casa — mas só se alguns cuidados importantes forem seguidos. A decisão depende muito do clima da sua cidade, da saúde do pet, do tipo de abrigo e até do comportamento dele.
Ou seja: o que pode ser saudável pra um cachorro grande e peludo, pode ser perigoso pra um gatinho idoso.
Temperaturas baixas são um dos maiores riscos para pets deixados fora de casa. Mesmo cães de raças maiores podem sofrer com hipotermia, que é quando a temperatura do corpo cai demais e o pet começa a tremer, ficar apático ou até desmaiar.
No outro extremo, o calor excessivo pode causar hipertermia. Pets que dormem em quintais sem sombra, em canis fechados ou diretamente no chão quente podem passar mal.
Em dias muito quentes, mesmo à noite a temperatura do solo pode estar alta. Isso interfere no sono, causa desidratação e até dificuldades respiratórias.
Mais um ponto importante: nem todo pet aceita dormir fora. Alguns cães e gatos ficam assustados, choram ou tentam fugir. Isso pode indicar que ele não se sente protegido, e forçar essa situação pode gerar estresse e ansiedade.
Se seu cachorro chora à noite, late sem motivo ou fica cavando, ele pode estar expressando medo ou desconforto.
Se mesmo assim você decidir deixar o pet na área externa, ele precisa de um lugar seguro e confortável:
Segundo a Associação Brasileira de Hospitais Veterinários, filhotes, idosos e animais com doenças crônicas devem sempre dormir em ambientes internos, pois são mais frágeis às variações de temperatura e estresse.
Outro ponto que muitos não pensam: se seu pet passar mal à noite ou for atacado por algum animal, você pode demorar a perceber. Gatos, por exemplo, podem ser alvos de brigas com outros felinos ou até atropelamentos, se conseguirem sair de casa.
É por isso que muitas famílias preferem manter o pet dentro de casa ou com livre acesso entre os ambientes. Isso aumenta a segurança e permite o socorro rápido em casos de emergência.
Observe o comportamento e as condições de saúde. Veja abaixo um checklist rápido:
Se algum desses pontos for negativo, talvez o melhor seja mantê-lo dentro de casa, especialmente à noite ou em dias com clima extremo.
Na maioria dos casos, veterinários recomendam que o pet durma dentro de casa, especialmente durante a noite. Segundo a WSAVA (Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais), oferecer segurança térmica e emocional é parte fundamental do bem-estar animal.
E se o seu pet apresentar sinais de desconforto, é hora de considerar mudar os hábitos — sempre pensando no que é melhor pra ele.
Meu cachorro chora à noite do lado de fora. O que pode ser?
Isso pode ser medo, solidão ou desconforto. Cães são animais sociais e podem se sentir inseguros dormindo isolados.
Tem problema deixar o gato dormir no quintal?
Sim, é arriscado. Além do clima e perigos externos, gatos podem fugir em busca de outros gatos, brigar ou se machucar. É mais seguro mantê-los dentro de casa.
Coloquei coberta na casinha. Isso resolve o frio?
Ajuda, mas não é suficiente em dias frios demais. Além da coberta, a casinha precisa estar em lugar fechado, sem correntes de ar e com isolamento do chão.
O pet pode pegar alguma doença dormindo fora?
Sim. Um animal exposto ao frio ou à umidade tem maior risco de infecções respiratórias e articulares. Também podem ter problemas de pele por umidade ou parasitas.
Tenho um cão de porte grande, ele pode dormir fora?
Se estiver saudável, com abrigo adequado e clima ameno, sim. Mas ainda assim, é importante observar o comportamento dele à noite e garantir conforto térmico.
Se seu cachorro ou gato apresentar sinais de estresse, tremores, apatia ou qualquer comportamento fora do normal, é hora de procurar uma Clínica Veterinária.
A VetôPet é um Hospital Veterinário 24h em Maringá, com estrutura completa para atendimento de emergência e consultas com carinho e responsabilidade.
Se você ainda está em dúvida, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá.
Nossa equipe está pronta pra cuidar do seu pet com carinho e estrutura completa.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h