Você ama seu cão ou gato e quer garantir o melhor pra ele, mas surgem dúvidas como: “será que já está na hora de castrar?” A gente entende esse dilema. Aqui, vamos te ajudar a tomar a melhor decisão com segurança e carinho.
A resposta pode variar de pet para pet, mas em termos gerais:
Atenção: Cada caso precisa ser avaliado individualmente por um veterinário de confiança. É ele quem vai indicar o melhor momento, levando em conta a saúde e o desenvolvimento do seu pet.
Castrar muito cedo pode atrapalhar o crescimento ósseo. Castrar tarde demais pode aumentar riscos de doenças ou comportamentos indesejados, especialmente nos machos.
O equilíbrio está no momento certo: quando seu pet já está com o desenvolvimento inicial completo, mas ainda não iniciou a maturidade sexual por completo.
Se seu pet já está chegando nos 6 meses e começa a mostrar sinais como:
Esses são sinais de que a maturidade sexual chegou. Ou seja, o ideal é conversar com seu veterinário o quanto antes.
Se você ainda está se organizando ou pesquisando sobre o tema, continue lendo. Vamos te explicar tudo que você precisa entender antes de levar seu pet até a Clínica Veterinária.
Ou seja, além de cuidar da saúde, castrar é também um ato de amor e responsabilidade.
Esse é um medo comum, mas quando feito em um hospital veterinário com estrutura e veterinários experientes, o risco é mínimo.
A VetôPet, por exemplo, conta com atendimento 24h em Maringá, estrutura cirúrgica completa e pós-operatório monitorado, o que dá segurança pra você e pro seu pet.
Esses são sinais claros de que a maturidade sexual chegou e a castração deve ser feita logo.
Não, mas quanto mais cedo (de forma segura), melhor. Em animais idosos, a castração é mais delicada e exige exames prévios. Por isso, o ideal é agir ainda quando jovem.
Segundo a American Veterinary Medical Association (AVMA) e a World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), castrar antes do primeiro cio reduz drasticamente o risco de câncer de mama nas fêmeas e problemas comportamentais nos machos.
Sim. Em raças grandes ou gigantes, o veterinário pode recomendar esperar um pouco mais, por volta de 12 a 18 meses, para evitar interferência no crescimento ósseo.
Podem, mas o ideal é esperar o cio passar. Durante o cio, há maior risco de sangramento por causa do aumento do fluxo sanguíneo no útero.
Em média de 7 a 10 dias. O veterinário pode indicar colar elizabetano (cone) para evitar que o pet lamba os pontos. É importante fazer o pós-operatório com carinho e disciplina.
Sim, mas de forma positiva. Tendem a ficar menos agitados, parar de marcar território e diminuir vontade de fugir. Mas continuam brincalhões e carinhosos!
Sim, pode diminuir o metabolismo. Mas com alimentação equilibrada e exercícios, seu pet pode ser castrado e continuar saudável e ativo.
Se seu pet já apresenta sinais de maturidade sexual, ou se você ainda tem dúvidas, não espere. O ideal é procurar uma clínica veterinária 24h em Maringá como a VetôPet.
Lá, você encontra equipe experiente, estrutura completa e carinho no atendimento. Tudo pra garantir uma castração segura e tranquila pro seu cão ou gato.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h