Seu cachorro ou gato ainda não tomou a vacina antirrábica e você está preocupado? A gente entende como é angustiante ter dúvidas sobre a proteção do seu melhor amigo. Vamos te explicar tudo que você precisa saber para tomar a melhor decisão agora.
A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente e pela primeira vez quando o pet tem aproximadamente 3 meses de idade.
⚠️ Importante: mesmo se o seu pet não sai de casa, a vacina antirrábica ainda é obrigatória. A raiva é uma doença fatal e pode ser transmitida até por morcegos.
A raiva é uma doença viral que não tem cura e é transmitida para humanos. Ela ataca o sistema nervoso e leva o animal à morte em poucos dias. A única forma de prevenção é a vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina antirrábica é obrigatória no Brasil e deve ser mantida em dia para proteger seu pet e toda a família.
Sim! A raiva não dá sinais no início. O animal pode parecer bem e ainda assim estar contaminado após o contato com outro animal infectado – mesmo que esse contato pareça inofensivo, como um arranhão de um morcego, por exemplo.
Se você tem a carteirinha de vacinação, verifique se tem escrito “vacina antirrábica” ou “vacinação contra a raiva”. Anote a última data e veja se já passou 1 ano.
Se não tem o histórico do pet, por exemplo, se resgatou da rua ou adotou sem documentos, o mais seguro é conversar com um veterinário.
Nesses casos, leve seu cachorro ou gato o quanto antes a uma clínica veterinária 24h para avaliação.
A aplicação é feita por um veterinário ou profissional capacitado. A vacina costuma ser bem tranquila:
Em Maringá, você pode contar com clínicas e hospitais veterinários como a VetôPet para aplicar a vacina com segurança e carinho com seu pet.
Algumas reações leves são comuns, como:
Contudo, se ele ficar muito prostrado, com vômito ou tremores, volte ao veterinário imediatamente.
Mesmo sendo uma reação leve, somente um profissional pode avaliar corretamente os sinais.
A VetôPet Clínica Veterinária 24h em Maringá é um hospital completo que oferece vacinação com estrutura e conforto, além de atendimento de emergência para qualquer reação inesperada.
Se você ainda tem dúvida sobre o histórico vacinal do seu cão ou gato, é só levar para uma avaliação. A equipe vai conferir o estado geral do pet antes da aplicação.
Qual o valor da vacina antirrábica?
O preço pode variar entre R$ 40 e R$ 100, dependendo da clínica veterinária. Em campanhas públicas, como as feitas pela prefeitura, ela pode ser gratuita.
É perigoso não dar a vacina antirrábica?
Sim. A raiva é 100% letal. Além disso, o tutor pode ser responsabilizado se o pet transmitir a doença.
Filhote pode tomar a vacina?
Sim! Cachorros e gatos podem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade.
Precisa repetir todo ano mesmo?
Sim. A vacina antirrábica protege por até 12 meses. Após esse período, o pet fica vulnerável novamente.
Tem problema vacinar se não sei se ele já tomou?
Na dúvida, é melhor vacinar. Vacinas a mais, em geral, não fazem mal – mas um animal sem vacina está em risco.
A vacina antirrábica é um gesto simples, rápido e essencial para a saúde do seu pet e de todos ao redor.
Se você ainda está em dúvida, a VetôPet está de plantão 24h em Maringá. Nossa equipe está pronta pra cuidar do seu pet com carinho e estrutura completa.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h