Seu gatinho está vomitando bolas de pelo com frequência e você fica na dúvida se isso é normal ou preocupante? A gente entende a sua preocupação — e estamos aqui pra te ajudar a entender o que isso significa e quando procurar um veterinário.
O vômito de bolas de pelo, também conhecido como “tricobezoar”, é algo relativamente comum nos gatos. Mas quando começa a acontecer com muita frequência, pode ser um sinal de alerta.
Veja as causas mais comuns:
Se as bolas de pelo forem vomitadas muito frequentemente, isso pode indicar:
Se você está pensando algo como “meu gato vomita bola de pelo toda semana” ou “meu gato parece que engasgou e não sai nada”, é hora de observar melhor e agir.
Leve seu gato a uma clínica veterinária se ele apresentar:
Esses sinais podem indicar uma obstrução por bola de pelo — que é uma emergência — ou outra condição do sistema digestivo. Não espere piorar. Em caso de dúvidas, o ideal é agendar avaliação com um veterinário em um hospital veterinário de confiança.
Além de procurar um atendimento veterinário quando necessário, algumas medidas simples podem ajudar bastante na prevenção e controle:
Principalmente se ele for de pelo longo. Isso remove os pelos soltos e diminui o quanto ele engole.
Existem rações específicas para controle de bolas de pelo. Elas ajudam na eliminação natural dos pelos pelas fezes.
Dê sempre água fresca e estimule o consumo com fontes ou potes largos. Gatos hidratados têm intestinos funcionando melhor.
Essas pastas ajudam os pelos a passarem pelo sistema digestivo com mais facilidade, evitando a formação de bolas de pelo no estômago.
Se a frequência é alta e os sintomas persistem, agende uma consulta o quanto antes. O ideal é levar seu pet para um check-up completo em uma clínica veterinária. Em muitos casos pode ser necessário fazer exames para investigar possíveis doenças.
Atenção: Em situação de emergência, como esforço para vomitar com sinais de dor, dificuldade de respirar ou vômito com sangue, procure atendimento de emergência veterinária 24h imediatamente.
Sim. Embora menos comum, há casos em que uma bola de pelo grande pode causar uma obstrução intestinal. Isso acontece quando os pelos se acumulam tanto que formam uma massa sólida difícil de ser eliminada.
Esse tipo de situação exige cirurgia e acompanhamento especializado em hospital veterinário. Por isso, a prevenção e a observação são tão importantes.
Com certeza. Gatos de pelagem longa têm maior risco de desenvolver bolas de pelo justamente por engolirem mais pelos durante a lambedura. Nesses casos, a escovação frequente e o uso de produtos para auxiliar na digestão são até mais importantes.
De acordo com a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association), alterações persistentes no trato digestivo — como vômitos frequentes — exigem atenção e acompanhamento profissional, especialmente em animais adultos ou idosos.
Nem todos. Alguns gatos, especialmente os de pelo curto ou bem escovados, eliminam os pelos nas fezes sem problemas e raramente vomitam.
Não. O ideal é que isso ocorra, no máximo, 1 vez por mês. Frequências maiores podem indicar problema digestivo ou excesso de pelos ingeridos.
Rações específicas, pastas lubrificantes e boa hidratação ajudam. Mas sempre com orientação veterinária pra não mascarar outros problemas.
Sim. Isso pode ser sinal de obstrução ou irritação. Leve em uma clínica veterinária o quanto antes para um atendimento de emergência.
Ajuda muito! Cada escovação remove uma boa quantidade de pelos mortos que ele deixaria de engolir. Especialmente importante nos peludos.
Se seu gato está vomitando com frequência, mostra sinais de desconforto ou parou de comer, não espere pra ver se melhora sozinho. O cuidado veterinário pode evitar complicações mais sérias.
A VetôPet é uma clínica e hospital veterinário 24h em Maringá, pronta pra atender com carinho, urgência e estrutura completa.
Acesse: vetopet.com.br
Central de Agendamentos
Todos os dias 24 horas
Recepção Geral e Emergências 24h